Nacao Santa

Blog

A queda no deserto

Leave a Comment
Hebreus: 4. 1. Portanto, ainda que nos tenha sido outorgada a promessa de ingressar no descanso de Deus, tememos que algum de vós pareça ter falhado. 

Assim foi a promessa de Deus ao povo de Israel ao ser liberto do Egito, ingressar na terra do descanso, na terra prometida. Todos saíram com os gritos de vitória, de que iam a terra onde emanam leite e mel, o que a escravidão não passa de um pensamento do passado, onde a fome só seria possível no jejum.

Um povo que viveu centenas de anos na escravidão, que já não sabia qual era o gosto de ser livre é como um pássaro que passou a vida inteira na gaiola, quando é solto, a tendência será de explorar as asas e o céu voando sem limites e sem obedecer qualquer limitação. Assim se sentiu o povo, uma vez liberto, nem pelo seu próprio líder queria ser liderado.

No versículo acima citado, o escritor nos diz que a todos nós foi nos prometido o descanso de Deus, mas teme que alguns tenham falhado. Quando e como?

Hebreus: 3. 16. Ora, quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que saíram do Egito guiados por Moisés?  17. E contra quem Deus se manteve irado por quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos tombaram mortos no deserto?  18. E a quem jurou que jamais haveriam de ingressar no seu repouso? Ora, não foram aqueles que se mantiveram desobedientes?  

Todos aqueles que se rebelaram no deserto, todos aqueles que mesmo ouvindo Moisés, servo do Senhor, mantiveram-se desobedientes, e mais, aqueles que mesmo depois dos sinais e maravilhas, preferiram desacreditar em Deus. Naquela altura, deserto significava intervalo entre libertação e terra prometida, nos nossos tempos o signicado é o mesmo, estamos a espera de ir a terra de descanso.

Nessa espera, temos no entanto, pessoas que ouvindo a palavra (voz de Deus), permanecem desobedientes, incrédulos. Se assim procederem, serão como o povo de Israel, cairão no deserto.

Hebreus: 4. 6. Portanto, considerando que ainda faltam alguns para entrar, e aqueles a quem antes foram pregadas as boas novas não ingressaram por causa da desobediência,  7. determina Deus, uma nova oportunidade, e a chama de “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por intermédio de Davi e conforme o que já fora proclamado antes: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. 
Deus dá mais uma chance, ore para que o espírito de desobediência seja removido, o coração de pedra seja mudado pelo coração de carne e os seus ouvidos estejam atentos a voz do Senhor. Hoje tens a oportunidade, não deixe para amanhã.
10. pois toda pessoa que entra no repouso de Deus, também descansa de suas obras, como Deus descansou das suas.  11. Diante disso, esforcemo-nos por entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.  
E deixa as más obras, siga o exemplo das boas obras de Cristo quando esteve sobre a terra.

Hebreus: 4. 12. Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração. 

0 comentários:

Enviar um comentário